terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Consumidores estão interessados em tecnologia verde

Consumidores estão interessados em tecnologia verde

A maioria dos usuários se sentem culpados pela contaminação do meio ambiente provocado pelo uso de dispositivos tecnológicos em casa e no escritório. Isto resultou em uma pesquisa encomendada pela Lexmark International e conduzida pela Ipsos com 10 mil pessoas de 21 países, segundo as quais 75% se sentem incomodados quando imprimem páginas desnecessárias.
64% dos entrevistados acreditavam erroneamente que a eliminação dos cartuchos é a principal causa da poluição, mas menos de metade dos usuários (46%) acreditam que, na realidade, o papel é o maior poluente do meio ambiente. Este é o ponto que exige mais entendimento e informação, a fim de reforçar os seus hábitos de consumo e contribuir para maior sustentabilidade.
As mulheres são mais ambientalmente conscientes
As conclusões revelam que a maioria dos entrevistados não são capazes de identificar os hábitos que mais poluem em termos de impressão e que as mulheres mostram maior preocupação do que os homens sobre o impacto do seu comportamento no meio ambiente, além de melhor reconhecerem os perigos da prática errada de impressão.
O estudo indicou que as mulheres têm maior grau de culpa sobre suas práticas verdes do que os homens, além de serem mais propensos a comprar produtos de fabricantes que reciclam.
As principais conclusões são:
- 91% dos entrevistados preferem reparar um dispositivo em garantia em vez de eliminá-los.
- 85% escolheria com frequencia a opção de impressão ecológica disponível nos equipamentos com um único clique ou apertando um simples botão.
- 84% estariam mais dispostos a comprar um produto, se o fabricante mostrar mais respeito pelo ambiente, e estão mais preocupados com a reciclagem.
- 75% se sentem culpados quando imprimem páginas desnecessárias.
- 64% pensam incorretamente que o descarte de cartuchos é a principal causa da poluição.
"Este estudo mostra claramente que as pessoas precisam de mais informações para o acesso às melhores práticas de impressão, e a Lexmark está empenhada em fornecer esses elementos", disse Antonio Mola, Diretor Regional de consumíveis da Lexmark na América Latina. "Na Lexmark se reconhece a alguns anos que minimizar o impacto ambiental e otimizar a eficiência dos seus produtos faz parte da nossa responsabilidade corporativa. As nossas práticas são ecológicas em cada fase do ciclo de vida dos produtos fabricados e em todas as nossas operações".
As pessoas exigem uma responsabilidade partilhada
Embora 3/4 dos entrevistados se sentem culpados pelos seus hábitos de impressão, muitos consideram que os fabricantes poderiam fornecer mais auxílio e instrução, apenas 39 dos 100 entrevistados acreditam que as empresas de tecnologia são responsáveis pela reciclagem.
No entanto, os resultados sugerem que uma atitude ambientalmente responsável pelos fabricantes exerce uma forte influência nas decisões de compra dos consumidores, 84% dos entrevistados diz que eles estariam mais dispostos para comprar uma marca que se preocupa com a reciclagem.
América Latina, Europa e EUA.
O Brasil foi o país em que os usuários relataram se sentirem mais responsáveis em descartar um dispositivo em vez de consertá-lo com 84%, enquanto 77% dos usuários do México se sentiram culpados com esta prática.
47% dos mexicanos e 42 usuários dos entrevistados no Brasil acham que os fabricantes devem demonstrar uma atitude mais responsável para a reciclagem, enquanto 95% dos brasileiros e 86% dos mexicanos responderam estar dispostos a comprar produtos tecnológicos de fabricantes que se preocupam com a reciclagem.
Os usuários do México e do Brasil classificaram como primeiro lugar à eliminação dos cartuchos (67% e 59% respectivamente) como a principal ameaça para o ambiente, seguido pelo consumo de papel (53% e 58% respectivamente).
No México, 91% dos usuários disseram que se sentiam culpados quando imprimem páginas desnecessárias, enquanto no Brasil o percentual foi de 87%.
Em geral, a maioria dos europeus (69%) estão preocupados com os efeitos negativos da utilização de papel para o ambiente, mas se sentem menos culpados que os americanos (78%) dos custos e dos desperdícios de equipamentos.
No entanto, os usuários europeus confiam menos em programas de reciclagem dos fabricantes, em contraste com os Estados Unidos e o resto do mundo. Apenas 37% dos entrevistados na Europa acreditam que os fabricantes fazem o suficiente em termos de reciclagem, em comparação com quase metade (46%) dos americanos e a média global de 39%.
As mulheres têm mais consciência ambiental
Nos 21 países envolvidos no estudo, as mulheres apresentaram maior preocupação do que os homens no impacto ambiental de seu comportamento, bem como melhores condições para reconhecer os perigos de uma má prática da impressão. Do mesmo modo, as mulheres são mais propensas a comprar produtos de fabricantes que reciclam.
Além disso, 71% das mulheres se sentem culpadas quando descartam um dispositivo, em comparação com 63% dos homens. As mulheres também são mais conscientes dos custos de papel: 79% se sentem culpadas quando imprimir páginas desnecessárias, em comparação com 71% dos homens.
Dois terços dos entrevistados estão confusos quanto ao gasto com papéis
A grande maioria dos entrevistados (64%) acredita erroneamente que a tinta e toner são as principais ameaças para o ambiente em termos de impressão.
Entretanto, menos de metade dos usuários (46%) pensam que ao gasto com o papel representa o maior poluente do meio ambiente. Este é o ponto que exige mais formação e informação, a fim de reforçar os seus hábitos de consumo e contribuir para maior sustentabilidade.
Entretanto, a Análise do Ciclo de Vida Lexmark (1) concluiu que a maior contaminação do meio ambiente gerado por uma impressora é obtido a partir de gastos com o papel (47%), comparado com 10% da poluição que é atribuível ao consumo de energia e 11% com cartuchos de tinta. Da mesma forma, a maioria das emissões de CO2 tem lugar durante o uso do computador: 68% para multifuncionais com tecnologia a jato de tinta.
A Lexmark, amplamente conhecida pela sua estratégia "Imprima Menos, Economize Mais", publicou o seu Relatório de Responsabilidade Social Corporativo 2008, há algumas semanas. Este relatório mostra os esforços contínuos da empresa sobre questões de responsabilidade social, incluindo as ações de apoio e sua contribuição para a sustentabilidade com usuários corporativos.

Fonte: Portal Revista INCorporativa

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